sábado, 26 de dezembro de 2015

1º de Janeiro de 2016

A Internet ficará menos segura de navegar a partir dessa data, isso porque um órgão internacional resolveu atualizar um dos protocolos de segurança da internet mais aceito do mundo e isso pode definitivamente chegar ao Brasil. 

O grupo que controla a política de encriptação da web (CA/Browser) afirmou que a web precisa ficar ainda mais segura porque o SHA-1, mecanismo de pesquisa utilizada por muitos sites para garantir que seja um site seguro, ficou obsoleto e precisa ser substituído.


O que é SHA-1? Ele é uma função de dispersão criptográfica projetada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e é um padrão de processamento de informação Federal dos EUA. SHA-1 produz um valor de dispersão de160 bits (20 bytes) conhecido como resumo da mensagem. Tratado como um número hexadecimal de 40 dígitos.

Segundo Wikipédia: SHA-1

O problema é a compatibilidade dos browsers e dos dispositivos atuais onde deverão ser atualizado para o novo padrão que se chamará SHA-2, mas cerca de 40 milhões de pessoas ficaram fora disso por causa de seus países emergentes e por possui aparelhos antigos, ou seja, os aparelhos mais antigos podem ficar de fora desse novo protocolo e deixar de acessar lojas, bancos, redes sociais e outros serviços.

Mas, como sempre temos nossos "super-heróis" o pessoal da CloudFlare, que lembra que a "internet não é formada apenas de pessoas com laptops mais recentes e Iphones 6" esta tentando conscientizar o pessoal envolvido nesse projeto de que é preciso pensar nos mercados mais antigos ou que a atualização de Hardware não é tão simples ou barata.

O pessoal da CloudFlare propôs um mecanismo inteligente que distribua certificados conforme a plataforma do navegador utilizado pelo usuário naquele momento.


Se você utiliza as versões mais atuais dos navegadores você pode ficar calmo e esperar o desenrolar dessa série já que o Edge, Safari, Mozila e Google - tanto no desktop ou mobile - estão de acordo com o SHA-2.

Fonte: TecMundo
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários: